Ansiedade Calada – Permanências nas Obras de Edward Hopper e Gregory Crewdson

Da prática comparativa nas dimensões artística e temporal

A arte encerra níveis de complexidade que beiram a impossibilidade de teorização. A teoria dificilmente dará conta de completar seu intento explicativo. A comparação de produções artísticas, pelas dimensões de sua poética, fatura ou temporalidade, elevam esta complexidade à enésima potência.

Ciente disso, afirmações conclusivas dão lugar a uma tentativa, mesmo que tosca, de tentar transformar aquilo que transita no nível da fruição e do sensível para o nível do explicado e do verbalizado.

As obras de Edward Hopper (1882–1967) e Gregory Crewdson (1962), independentemente das suas diversas plataformas de criação e do distanciamento temporal, arrebatam.

Tal impacto é fruto da capacidade de representação da tensão entre padrões de experiência influenciados pela história social. As obras trazem imagens perturbadoras, especialmente retratando paisagens angustiantes e distópicas do imaginário norte-americano, revelando uma espécie de ansiedade calada, comum à sociedade de consumo. Esta tensão se torna visível, no contraponto entre os símbolos, ideais e efeitos de uma sociedade de consumo (incipiente ou consolidada) e as fantasias e ambições individuais, projetadas pelo próprio observador.

Hopper - Domingo - 1926

Hopper – Domingo – 1926

Hopper - Domingo de Manhã Cedo - 1930

Hopper – Domingo de Manhã Cedo – 1930

Hopper - Gasolina - 1940

Hopper – Gasolina – 1940

Hopper - Noctâmbulos - 1942

Hopper – Noctâmbulos – 1942

Hopper - Sol da Manhã - 1952

Hopper – Sol da Manhã – 1952

Hopper - Via Rápida de Quatro Faixas - 1956

Hopper – Via Rápida de Quatro Faixas – 1956

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Crewdson - Sem Título - 2002-2010

Crewdson – Sem Título – 2002-2010

Daquilo de conceitual outorgado

Aura [Do lat. aura, por via erudita.]:
2. Hist. Filos. Cada um dos princípios sutis ou semimateriais que interferem nos fenômenos vitais.
3. Restr. Em certas religiões, como, p. ex., o espiritismo, suposto halo luminoso que só os iniciados vêem.
4. Neur. Fenômenos ou sensações que precedem o início de crise paroxística, como o ataque epiléptico.
5. Psican. Ambiente psicológico de um acontecimento exterior.

Atemporal [De a-3 + temporal.]:
1. Que independe do tempo.

Poético [Do gr. poietikós, pelo lat. poeticu.]:
1. Relativo a, ou próprio da poesia.
2. Que encerra poesia.
3. Que inspira; inspirador.

Deixe um comentário